Ainda. Apesar da grandiosidade da nova campanha, o Why DoI t? não vai substituir o antigo bordão da empresa, lançado em 1988. Mas é o início de um movimento e tanto!
O que se viu nos últimos dias foi um monte de comentários na imprensa sobre a mudança. Mas o principal ficou escondido. Mais uma vez, a hashtag#marca traz um comercial pra ficar na história da propaganda. Mesmo tirando todos os atletas famosos do vídeo, como LeBron James e Vini Jr., o recado é mais do que impactante: Você só vence se tentar.
O comercial pergunta, mais de uma vez, por que se arriscar a fazer algo, se existe a possibilidade de falhar. E ele mesmo dá a resposta, E se você não tentar? O que vai acontecer? É a versão nikeniana de "Vai com medo...mas vai".
Interessante é a explicação de que os jovens estão com receio de tentar, devido à exposição imensa que as hashtag#RedesSociais tem dado a todo tipo de falha. Esse é um alerta e tanto. No meio de tudo o que estamos vendo, o excesso de exposição pode causar um trauma nas Geração Z e Alpha, e a humanidade como um todo perder a coragem de tentar.
Talvez essa possa ser a virada que a empresa esteja precisando. Parece que alguma coisa quebrou na receita da Nike, que vem perdendo dinheiro nos últimos tempos e chegou até a trocar o CEO no ano passado, trazendo de volta um veterano das épocas de ouro. Agora, essa campanha, que parece ir na direção contrária de "Vencer não é para todos", do antigo CEO.
É como se Nike desse o recado, no vídeo, de que a direção mudou. Talvez vencer não seja para todos, mas com certeza só é para quem tem a coragem de tentar.
Só porque agora, depois de 26 anos, resolvi doar minha mesa de desenho, a RIMOWA e a Faber-Castell Group decidiram lançar o estojo de lápis de cor mais maravilhoso que eu já vi na vida. Meu Mau Humorado de plantão está aqui bufando de raiva.
Não que eu tenha os R$ 19.700 que as duas empresas estão pedindo pelo conjunto de 120 lápis da coleção Polycromos. Definitivamente não tenho. Mas não custa sonhar, não é mesmo? Fico aqui me coçando pra comprar a caixa mais simples, que já custa dois paus e meio. Vinte mil? Daria pra comprar uma moto Bajaj, a Dominar. E ainda viria com o IPVA totalmente pago...
Essa é uma collab de responsa. As duas marcas alemãs se uniram pra produzir essa série limitada, sem nem divulgar a quantidade que ela vai ter. No mínimo uma, a produzida pro comercial e pras fotos. Interessante pensar que elas representam alta qualidade em suas áreas, mas que comunicam totalmente diferente nos seus sites. A filial brasileira da fabricante de malas já está anunciando a novidade. A sua parceira, aqui em Terra Brasilis, parece que ainda não recebeu o memorando interno...
Fiquei pensando o que essa collab transmite. Por parte da Rimowa, a percepção de que as malas da empresa realmente preservam bens preciosos. Quem usa lápis de cor sabe a dificuldade que é mantê-los organizados e sem se quebrarem. Do lado da Faber-Castell, a imagem de que seus lápis merecem um estojo feito pela empresa da mala mais chique do mundo dá um upgrade espetacular na marca.
As duas empresas são seculares. Faber foi criada em 1761. Rimowa, em 1898. Demoraram mais de 120 anos se namorando até que fizeram um casamento desses. Não sei se eu teria essa paciência toda. De todo jeito, é sempre bom ver como os realmente muito muito ricos vivem por aí...
O pedido partiu de mim, para o pessoal da Hyundai. Era clara a curiosidade do Bichinho de Marketing que vive dentro de mim. Já testei chinês, testei europeu, testei elétrico, híbrido e carro a combustão. Faltava um carro coreano e um americano. Comecei com o Kona, que me chamou a atenção desde o primeiro dia que o vi.
Ele é um SUV. Para os americanos, um SUV pequeno. Aqui, ele chegou acima do Creta, que desde que foi lançado se mantém como um dos carros mais vendidos no varejo brasileiro. Pensei: "Se a qualidade do modelo 'Made in Korea' for parecida com seu irmão brasileiro, esse é um carro pra conquistar o consumidor brasileiro". Me surpreendi.
Nunca pego um carro pra sentir o motor, o arranque, a velocidade. Não me encanto com isso. Quero saber do conforto e prazer de dirigir, já que detesto estar ao volante. Os cavalos não me chamam a atenção, os mimos sim.
Abri a porta e o interior se iluminou de azul em lugares como o porta-luvas e a porta do motorista. Bonito, mas sem sentido, pensei. No primeiro radar, quando o azul virou vermelho, me indicando que eu estava acima da velocidade e ia levar uma multa, meu Bichinho começou a sorrir. Sou um péssimo motorista, mas um ótimo colecionador de multas.
Fiquei impressionado com a rapidez com que minha esposa trocou o volante do Creta dela pelo Kona da fábrica. Desculpe-me, Mauricio Jordao, mas a paixão foi mais forte do que o contrato de comodato. Ela adorou rodar com o carro e numa coisa a gente concordou. É delicioso de dirigir, no dia a dia.
E é um carro gentil. Você chega com as mãos cheias de malas, sacolas ou outras coisas e não precisa ficar tentando dar rasteira no parachoque traseiro. Ele reconhece a chave e abre o porta-malas sem que você fique se equilibrando num pé só, feito saci-pererê, tentando achar o lugar onde aciona a abertura automática.
O genial foi ver o mapa do multimídia reconhecer automaticamente como 'casa' o local onde ele dormiu duas noites. O Kona me fez sentir bem recebido, o que é estranho, pensando em um automóvel. Alguém, na Coreia, pensou em como agradar o dono do automóvel, sem ser com o pedal direito.
Meu próximo passo é viajar pra praia com ele. Aí, sim, vou poder dizer se encontrei um carro que realmente me entende...

7:30 da manhã, chego numa padaria francesa pra tomar um café com meu amigo Domenico Massareto. Pedido simples, uma xícara com um croissant.
- Desculpa, mas não tem croissant, me diz a atendente.
- Como não tem croissant numa padaria francesa? Me traz um pão na chapa...
- Pode ser pão na chapa feito com croissant?
Domenico não consegue segurar a gargalhada. Ainda pergunto se é um pão dormido. A explicação é bizarra: É novo, só que existe croissant pro balcão, existe pra cozinha. Simples assim. Não entendo nada, mas aceito.
13:00. Chego em Mogi das Cruzes pra almoçar com minha cliente da consultoria, a Laura Tosta Faberge. Na porta do restaurante, um baita caminhão de gás atrapalha a entrada.
- Só cinco minutinhos, por favor. Estamos acabando de entregar o gás, me fala calmamente o motorista do bruto.
Uma eternidade custa a passar e só me resta esperar e perguntar pra uma funcionária porque a entrega no horário de maior movimento. Ela me explica que a empresa de gás se atrasou, apesar do pedido ter sido feito cedo.
Dois eventos separados, mas que me chamam a atenção pra um fato mais comum do que deveria ser. A operação do dia a dia é, talvez, mais responsável pela fuga de clientes do que a qualidade do produto ou serviço.
Aposto que deve ter uma explicação pra questão do croissant. Ou eles têm um formato diferente, pra entrar na chapa, ou não foram pro balcão, porque ficaram feios. De todo modo, o consumidor ouve um não no pedido mais simples de todos. É como faltar sorvete na Bacio di Latte, ou hambúrguer no Méqui.
No caso da entrega do gás é mais simples entender. O entregador de gás entrega gás. Só isso. Fechar a entrada da garagem não é um problema pra ele. Deveria ser pro gerente do restaurante. Mas não é, pois está ali, preocupado em atender as únicas duas mesas ocupadas. Quem sabe outros motoristas trocaram de restaurante, por causa da garagem fechada. Afinal, a rua é cheia de concorrentes.
100% do tempo e ações de uma empresa devem ser pensados pra facilitar a vida do consumidor. Tem empresa que consegue. Outras não. A gente não controla um caminhão atrasado, ou uma entrega não feita. Mas controla o que faremos a partir do problema.
Meu Mau Humorado de plantão chegou no fim do dia resmungando como nunca. Atender bem talvez seja isso: entender que o chato só está narrando o atrito que os educados engolem calados.

A gente tem certos comportamentos que, se alguém perguntasse pra cada um de nós, juraria que não faz. É como se fôssemos duas pessoas, uma que pensa e outra que age.
Isso faz com que, em certos momentos, as pesquisas nos mostrem resultados que não correspondem à realidade. E as empresas acabam tomando decisões baseadas nesses dados e perdendo milhões. É a confusão entre a luz, a pesquisa, e a estrada, a realidade. O mercado está cheio de exemplos de produtos lançados porque as pesquisas mostraram que iam ser um sucesso e que fracassam no ponto de vendas.
Pra não irmos muito longe, tem o clássico exemplo da New Coke, a Coca com novo sabor. Em 1985, por estar perdendo mercado para a Pepsi, a empresa fez teste cego com mais de 200 mil pessoas, aquele em que você experimenta o produto de olhos vendados, e tirou do mercado americano sua fórmula original. Lançou uma nova versão, mais doce, investindo milhões de dólares em fábricas e comunicação. Fracasso total. Em 79 dias, voltou atrás e relançou sua antiga receita, com o nome de Coca-Cola Clássica.
Não estamos falando de uma pequena empresa, mas de uma das maiores multinacionais do mundo. O que os testes cegos não pegaram foi a relação emocional com a marca. Mudar o sabor era negar isso. E beber um refrigerante desconhecido sem nenhum outro contexto é uma coisa. Mas abrir uma garrafa de Coca e encontrar outro sabor é romper com uma relação de anos.
Esse tipo de contradição será o tema da minha palestra “Fora do Automático, o consumidor mudou e a pesquisa não avisou”, na próxima terça, dia 22, às 19h, na ESPM. Serão somente 50 pessoas, entre alunos e convidados, nessa espécie de bate papo sobre essa distância entre os novos comportamentos e as pesquisas que negam a realidade que acontece nas lojas.
Comente no post, ou mande uma DM pra mim. A Panda Inteligência em Eventos e eu vamos sortear cinco pessoas para estarem com a gente. Duvido que vamos conseguir entender o consumidor. Mas vamos, pelo menos, compreender até onde vão as pesquisas nas nossas empresas.
